O perigo escondido nos salões de beleza

maio 6, 2008 at 4:57 pm 2 comentários

“Naquele sábado Ana Maria ía ao casamento do seu irmão. A preparação começou no salão de beleza de costume: um dos mais chiques de Perdizes. A pedicure, também de costume, se tornou a vilã daquele dia e da semana seguinte inteira.

Após abrir a estufa utilizada para esterilizar os instrumentos, retirou o alicate afiado e começou a retirar a cutícula. Logo no primeiro dedo, arrancou um “bife” enorme e o sangue não parava de sair.

Com o dedão do pé inchado, Ana Maria foi para casa, colocou a meia calça, o vestido e o sapato. Durante a festa, não conseguia mais andar, o pé não parava de inchar e doer. Na semana seguinte, comprou um antibiótico que custou o mesmo valor que pagou pelo serviço da pedicure. O salão de beleza se recusou a reembolsar o valor do medicamento ou oferecer algum serviço gratuitamente.

Cenas como essa são comuns nos salões de beleza da cidade. Qual cliente nunca teve um “bife” arrancado dos pés? Os riscos maiores, além da dor causada, são as doenças que podem ser transmitidas por meio de perfuração ou corte nos casos de acidente com materiais utilizados. Entre as doenças que podem ser contraídas em pedicures, estão hepatites B e C, micoses e Aids.

Na maioria dos salões de beleza há a esterilização dos equipamentos, como espátulas e alicates, em estufas de alta temperatura ou autoclave. No entanto, a maneira como este processo é realizado, na maioria das vezes, é incorreta. Existe uma temperatura e um tempo determinado que estes produtos devem permanecer no equipamento, sem que ele seja aberto. Além dos alicates e espátulas, outros materiais aos quais se deve prestar atenção são a lixa de unha e a bacia, que são difíceis de esterilizar e algumas vezes reutilizados por pedicures.

O mais recomendado por especialistas é que as mulheres levem seus próprios kits aos salões de beleza, contendo lixa de unha e para os pés, alicates e espátulas. Além disso, evite o uso de bacias plásticas. De nada adianta fazer as unhas para ficar mais bonita, e contrair alguma doença ou sair machucada do salão. 

Mariana De Felice

Entry filed under: beleza, saúde. Tags: , , , , , .

Pede pé! Bolhas

2 Comentários Add your own

  • 1. Gislene  |  junho 2, 2008 às 4:57 pm

    Há quase uma manicure a cada quilômetro pela cidade e aposto que muito mais da metade delas não esterilizam os instrumentos em estufas. É muito importante levar o próprio material para as profissionais. Eu mesma já sofri muito com os bifes arrancados. Eles viraram feridas com pus, em todos os meus dedos! Isso é um absurdo. Como se fosse a um médico, sempre peça informação de alguém que já visitou o salão.

    Responder
  • 2. lele  |  outubro 24, 2008 às 11:22 am

    Os perigos não estão apenas nos instrumentos cortantes, estão também naqueles plásticos que forram a bacia de manicurre, pois, tem profissionais que reutilizam no próximo cliente por medida de economia! Muitas manicures são obrigadas a comprar os proprios materiais para trabalhar, então tentam economizar enganando as clientes….E o outro perigo, está nas toalhas utilizadas, pois, muitas usam as mesmas toalhas para mais de uma cliente sem lavar e higienizar, somente colocando para secar no varal, e podem fazer isso amontoando umas sobre as outras por falta de espaço! A lixa de pé também e usada por mais de uma cliente, não confie mesmo sendo descartáveis, pode haver reaproveitamento… Portanto, as clientes devem levar as toalhinhas e o plastico para forrar as bacias também! Todo cuidado é pouco!!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: